sábado, 15 de agosto de 2009

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Estrutura e funcionamento da escola

I. Identificação

Núcleo de educação infantil e fundamental cora coralina

Endereço: Rua 09 Qd55 Lt22 Vale Itacaiúnas - Marabá – Pará

II. Funcionamento das turmas

Ensino

Turno

Nº. de turmas

Série

Horário

Infantil

1º manhã

3º tarde

02

01

01

01

01

01

01

Maternal

Jardim I

Jardim II

Maternal

Maternal

Jardim I

Jardim II

1º Turno 7:30 ás 11:30

3º Turno 13:30 ás 17:30

III. Nº. de Alunos

1º Turno

3º Turno

4º Turno

108 Alunos

114 Alunos

60 Aluno

Total

282

Plano Anual de ação

1. Identificação:

Rua 09 Qd55 Lt22 Bairro - Vale do Itacaiúnas

Nome da Escola

Núcleo de Educação Infantil Cora coralina

Período

Abrangência do Plano – SEMED

Responsável – Maria Raimunda Sousa dos Reis

2. Justificativa (Importância de plano)

Em orientação a realização da pesquisa em ação é primordial já que, procurando promover, de maneira organizada e científica ema situação de ajuda, cria-se meios de se forma um corpo de conhecimento a respeito de quais os métodos que produzem os resultados esperados, quais os que produzem que resultados não esperados ocorrem e em que circunstancias etc. Um tal corpo de conhecimento indicaria o melhor rumo para orientação.

3. Justificativa

O plano anual de ação é necessário, afim de que se estabeleça a continuidade, sistematização, integração e unidade das ações, no entanto ele seja detalhado em níveis sistematização, integrado e unidades das ações, no entanto ele seja detalhado em níveis de maior especificidade, afim de que seja criado um recurso que estabeleça maior direcionamento, controle e eficácia da ação. Esse detalhamento é feito sob forma de projeto.

4. Caracterização da realidade

As características da comunidade e da escola:

- Os pais são carentes, mais são carentes, mas participativos, a maioria desempregados, somente uns 30% são empregados e ganham em media um salário:

- Prédio alugado, poucos recurso;

- Iluminação imprópria para escola;

- O bairro periférico;

- Funcionários unidos em busca da melhoria do funcionamento da Escola

- Alunos da Educação Infantil, Fundamental e EJA;

- Tem série Maternal, Jardim I, Jardim II, 1º Série, 1ª e 2ª Etapa

4.1 Recursos Humanos

Administrador-Diretor

Maria Raimunda Souza dos Reis

Ana Lúcia Macêdo De Oliveira

Auxiliar de secretaria

Janaina Costa dos Reis

Marlene Resplandes Costa

Corpo Discente: Alunos iniciais 282

Corpo Docente: Professores

Josélia Oliveira Lima

Luzinete Rodrigues Silva

Neuza Silva Souza

Pessoal Técnico: orientador educacional, orientador pedagógico, bibliotecário. Orientador Pedagógico: Raimunda Souza dos Reis

Pessoal de Apoio: Serventes, merendeiras.

Antonia Nascimento Araújo

Edinonima Moura Miranda

Maria Heldar Maciel de Souza

Maria Helena Marçal de Sousa

Vigias: Claudinet Caldino Paiva

Débora Regina Santos Correia

Aluiz Pereira da Silva

Lourival Rodrigues de Souza

4.2 Recursos Materiais

Os recursos materiais que devem ser a expressão física.

-Prédio Escolar-alugado

-7 instalações, uma secretaria, Duas salas de aula, uma sala de leitura, uma cozinha, um banheiro, um refeitório;

-Móveis- 150 cadeiras e 20 mesinhas, 2mesas grandes do refeitório emprestado e 2 bebedouro, 2 bancos, 2 baús, uma geladeira, 1 fogão industrial de 4 bocas, 1 fogão industrial com forno de 4 bocas, 15 ventiladores 1 estante 3 prateleiras, 5 mesas da secretaria e professores, 1 computador, 1 impressora 4 armários de aço, 3 arquivos de aço, 3 armários de madeira, 1 estante pequena, 1 televisão, 1 DVD, 2 micrositer, 2 mimeografo.

- Equipamento didático, Livros etc.

- Material permanente;

- 2 perfurador;

- 30 copos de plástico;

- 1 batedor de ovos;

- 1 amassador de batata;

- 20 pratos de plástico;

- 30 pratos de alumínio

-30 colheres de plástico;

-1 tábua de carne

- 2 espumadeiras;

-1escorredor de macarrão;

- 1botijão de gás;

-1balde de alumínio;

-4 baldes grandes de plástico;

-3 panelas tachos;

Material de consumo: alimentos, materiais, didáticos, papéis, livros, lápis, cadernos, carbono, cola, borracha, lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, outros, verbas não temos ainda.

5. Identificação de prioridades

- Construção do prédio para o núcleo de ensino infantil Cora Coralina;

-Com parque, com brinquedos infantis, videoteca, biblioteca, brinquedoteca, auxiliares

Ou monitores para ajudar os professores na sala de aula, verbas etc.

-Quadra de esporte, laboratório de informática;

-Resolução de problemas práticos em seu contexto natural alunos;

-Aplicação de resultados e melhoria da prática de orientação educacional no contexto de sua aplicação;

-Foi criado um conselho com um grupo de pessoas da escola e comunidade escolar para representar cada categoria docente, discente, auxiliares e pais;

-Planejamento e ações flexíveis e coletivos, de maneira que possibilite modificações necessárias durante o curso de ação, nos objetivos e hipóteses;

-Será válido por 1 ano, sua importância e eficácia é uma ferramenta em favor do ensino e da aprendizagem do aluno;

-Aquisição e desenvolvimento de habilidades relativas ao processo de pesquisa, de hábitos de análise de causa, conseqüência e relações de pensamentos;

Objetivo Geral

Desenvolver a aprendizagem em etapas seqüenciadas e sistemáticas mudando relativamente o comportamento em reações, simbólicas, linguagem falada, escrita, e reações implícita (imaginária, perspectiva e compreensivas) decorrentes de experiências ou práticas, devendo ser entendida a aprendizagem de forma ampla no sentido de envolver não somente a aquisição de conhecimentos, mas também de hábitos, habilidades, capacidades, valores, em fim o que diz respeito á personalidades do educando onde a aprendizagem se dá a partir do desenvolvimento do individuo em sua totalidade, portanto o aluno é centro do processo de aprendizagem e não o professor. Nesse processo o papel do professor é fundamental. Ele procura estruturas, condições para ocorrência de interações professores, aluno – objeto de estudo, que levem a apropriação de conhecimento

6. Objetivos específicos

-Respeitar a criança como sujeita que constrói seu próprio conhecimento;

-Aquisição de conceitos básicos de direitos e deveres, visto á formação da cidadania;

-Promover interação entre, aluno e professor de forma cooperativa e solidário;

-Considerar a realidade e os interesses da família para a formação do educando; Construção de leitura, escrita e da expressão oral;

-Desenvolvimento de senso crítico autonomia, participação e expressão

-Propor diversificação de atividades, ambiente rico estimulador, construtivo,

Significativo (jogos, histórias, dramatizações, pesquisa novidades, poesias, trava língua, causos, lendas, adivinhações, etc.);

-Considerar os estágios de desenvolvimento da criança e oferecer condições

para que elas possam se desenvolver;

-Promover um trabalho integrado entre família-comunidade;

-Reconhecer o próprio nome;

-Reconhecer o nome dos colegas;

-Reconhecer outras palavras (slogan, marcas em rótulos, etiquetas);

-Adquirir preferências por tipos de textos;

-Conhecer escritores;

-Fazer produção escrita espontaneamente, (rabisco, desenhos, letras, nomes, textos)

-Escrever seu nome através da ficha;

-Ter noções matemáticas, quantidade especiais;

-Capacidade de reconhecer os números;

-Ter interesse por portadores numéricos (fita métrica, balança, relógios, calendários);

-Ouvir história, contar e recontar;

-Conhecer regras dos jogos propostos;

-Ter interesse por plantas, animais planetas, pela sociedade etc...;

-Passar conhecimentos culturais (músicas, danças, linguagem);

7. Competências

-Capacidade de analisar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos participando de devesas situações de intercambio sociais nos quais possam contar suas vivencias, ouvir as outras. pessoas elaborar e responder perguntas,valorizar a leitura como fonte de prazer entretenimento e conhecimento.

Capacidade de reconhecer os números as contagens orais e escritas noções especiais e temporais como ferramenta necessárias no seu cotidiano, comunicando idéias matemáticas hipóteses e resultados encontrados em situações problemas relativos á quantidade espaço físico e medida capacidade de estabelecer relação entre o meio ambiente e as diversas formas de vidas existentes no universo.

8. Estratégias

O material a ser aprendido deve ser expresso em objetos claros que transmitam o propósito por trás de cada aula especifica.

Domínio cognitivo:

1-Conhecimentos: Simples conhecimento dos fatos (declarar, listas, identificar, reproduzir...);

2-Compreensão: Atendimento do significado do conhecimento (definir, explicar; distinguir, inferir, exemplificar);

3: Aplicação: aplicar o conhecimento e compreensão em situações novas e (demonstrar, operar, solucionar, usar);

4-Analise capacidade de decompor o material em partes constituintes e relacioná-las (descrever, decompor, discriminar, selecionar);

5-Síntese: Capacidade.

9. Atividades

-Planejamento, rotina diária e semanal;

-Organização das classes;

-Caracterização da clientela;

-Analise de fixas do rendimento escolar;

-Reunião com pais e mestre;

-Atendimento a estagiários;

-Orientação de estudos pedagógicos;

-sondagem de interesse e habilidades na série Maternal, jardim l, jardim II;

-Organização do fichário;

-Organização do diário de classe;

-projetos;

-eventos das datas comemorativas.

Como trabalhar de forma direta os valores

-Através de histórias;

-Através de experiências vivenciadas pelo aluno e professor;

-Regras de convivências-acordos;

-Filmes com temas importantes etc.

Como ensinar valores de forma indireta-Atitudes do professor com relação:

-A correção das atividades;

-Maneira de se vestir;

Informações Importantes para o bom Desempenho de Nossas Atividades:

-Que Deus seja primordial em sua vida em qualquer circunstância;

-Ter o trabalho no N.E. I Cora Coralina, como trabalho sério direcionado e responsável;

-É de grande importância desenvolver ações pedagógicas que privilegiam o lógico com metodologia de ensino;

-Caso tenha que faltar programar com antecedência o que fazer para não deixar o professor substituto sem direcionamento;

-Falta só será justificada mediante o atestado médico;

-Estágio: o professor não deve se ausentar da sala de aula, o professor da sala para estagiar tem que arranjar substituto;

-O planejamento será realizado de acordo com cronograma da secretaria;

-Trabalhar a conservação dos materiais da sala e do núcleo, comunicar a supervisora quaisquer irregularidades;

Preencher o mapa do diagnóstico da leitura e escrita e entregá-lo conforme o calendário que for estipulado;

-Faltas, atrasos, serão registrados nos livros de ponto e enviados relatórios mensais a SEMED;

-Os professores, avisar com antecedência para os pais através de bilhetes sobre a formação;

Haverá a cada bimestre reunião com os pais;

Quando o aluno estiver com problemas de comportamento, ausência nas aulas entre outros, deverá o professor fazer um relatório e entregar ao supervisor;

-Manter o diário de classe na secretaria e fazer suas anotações diárias;

-a recreação tem que ser dirigida,

-Assinar sua entrada e saída diariamente;

-Fazer auto-avaliação;

Os funcionários devem evitar problemas particulares, fofocas e sempre estabelecer paz e um ambiente harmônico;

-Pontualidade;

-Organização;

-Metodologia de ensino;

Ao tratamento dispensado aos alunos;

-Cortesia;

-Maneira de falar;

-Responsabilidade com seus alunos;

Avaliação

A avaliação da Aprendizagem e auto avaliação do professores e supervisor e todos os funcionários na sua pratica de ensino e atuação em cada setor na escola.

A avaliação necessita traduzir aquilo que foi vivenciado pelo educando, o que não implica dizer adotar os mesmos instrumentos didáticos, porem, a técnica, a maneira como serão aplicado tais instrumentos, constitui-se no desafio da educação contemporânea. Vivemos uma revolução em nossas matrizes de pensamentos, pois, o funcionamento sociopolítico e cultural da sociedade já não é mais o mesmo de um tempo passado. Tudo se transforma,inclusive nossa postura,hábitos,e valores que já não são os mesmos;cumprimos a lei da evolução que nos permite estagnar,parar no tempo;mudamos sempre,o que implica na própria mudança de nosso meio ambiente e tudo que há nele.

Essa compreensão de avaliação nos permite afirma então, a avaliação de hoje não é um simples momento de teste, mas um processo de construção coletivo, onde, os educando aproxima-se para trocarem experiências de vida no campo saber humano.

A partir desta concepção de avaliação-processo, o educando assume um papel fundamental, o de facilitador, onde sua missão será a de identificar os avanços e dificuldades do educando no que se refere á problematizarão do

Conhecimento.

O supervisor ou orientador pedagógico avalia o corpo docente através da postura do educando e do aprendizado de educando.

Caro Professor

Seu ingresso nesta instrução lhe possibilita neste ano letivo novo desafios,

várias conquistas ao desenvolvimento hábitos de leitura aos alunos a você mesmo e a comunidade escolar, aonde o professor virá a ter a formação continuada.

Pois neste mundão tão diversificado de recursos didáticos, o profissional da educação não pode ficar alheio a tais conhecimentos profissional da educação

Está em constantes mudanças, assim como a sociedade.

Por causa destas preocupações das velozes mudanças de concepções educacionais, sentir a necessidade de elaborar este plano de ação com habilidades norteadoras para esta instituição, contribuindo na formação e cidadania do educando.

Todos nós somos responsáveis, por cada um destes objetivos que seguem neste plano e devem ser cumpridos.

Aqui estão os meus aplauzivos e admiráveis votos de apoio ao mundo de sucesso neste trabalho

Texto Reflexivo-Eu Tenho Valor

Apesar de minha máquina de escrever ser um modelo antigo, funciona bem, com exceção de uma tecla.

Há 42 teclas que funcionam bem, menos uma, e isso faz uma grande diferença.

Temos o cuidado para que nosso grupo seja como essa máquina de escrever e que todos os meus membros trabalhem como devem.

Ninguém tem o direito de pensar: afinal sou apenas uma pessoa sem dúvida não fará diferença para nosso grupo. Compreendemos que, para um grupo poder progredir eficientemente, precisa da participação ativa de todos os seus membros.

Sempre que, você pensar que não precisam de você, lembre-se da minha velha máquina de escrever e diga a si mesmo: eu sou uma das teclas importantes das nossas atitudes e os meus serviços são muito necessários.

Nossa meta maior é resgatar os valores:

Autocontrole, asseio pessoal, auto-estima, disciplina, honestidade,

Independência, fé justiça, lealdade, responsabilidade, amor, senso critico, autonomia, caridade, companheirismo, cortesia, compreensão, cooperação, respeito, organização, humanidade, gratidão, harmonia, generosidade, pontualidade, sinceridade, responsabilidade, etc..

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