sábado, 15 de agosto de 2009

PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL





SESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO DA CRIANÇA

1. - O que é necessário para o desenvolvimento da criança e quais seus atributos de individualidade?

Aprender com os outros através de seus recursos que é imitação, faz-de-conta, oposição, linguagem e apropriação da imagem corporal. Afetivas, emocionais, cognitivas, interativa.

2. - Defina a importância na construção da identidade da criança?

É através da imitação que a criança começa a construir sua relação de comunicação com outras crianças e com adultos desta forma imitar é o resultado da capacidade da criança observar e aprender que a auxilia no processo de diferenciação dos outros e conseqüentemente sua identidade.

3. - Qual a importância das brincadeiras no processo evolutivo da infância?

Através das brincadeiras acriança pode se comunicar por meio de sons gestos e também desenvolve algumas capacidades importantes como atenção, imitação, memória, imaginação, amadurecimento social e aprende a interagir com os outros.

4. – Por que a oposição e de fundamental importância na formação da criança?

Através da oposição a criança aprende diferenciar-se do outro, afirmar seu ponto de vista, seus desejos e desempenha um papel importante na formação do seu eu.

5. - O que propiciado ao ser humano através da linguagem?

A comunicação, a expressão, a socialização e também permite termos acesso a outras realidades sem passar pela experiência concreta

6- O que podemos usar para que a criança possa adquirir a concepção corporal definir o eu?

A oportunidade de si conhecer através do espelho, oferecendo vario tipos de roupas, fantasias, sapatos, acessórios e diante do espelho a criança percebe que sua imagem muda sem que modifique sua pessoa.

7. - De que forma pode se oferecer oportunidades para a criança construir sua autonomia e independência

Através, da oferta de escolha de autogoverno, senso de responsabilidade oportunidade de estar desenvolvendo seus conhecimentos, competências e a desenvolver seus modos próprios de se relacionarem agirem, sentirem, pensarem e construírem seus conhecimentos.

8. - Qual a importância da autonomia e da independência para a criança?

Porque é através da sua autonomia e individualidade que a criança passa a construir sua identidade com ser social e independente que precisa se socializar e tomar decisões contexto sócio cultural e cheio de diversidade.

9. - Por que é importante ensinar respeito à diversidade á criança?

Para que a criança possa ter atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades no temperamento, habilidade de conhecimento, etnia, credo religiosos etc.

10. - Faça um comentário sobre a finalidade de se definir a identidade de gênero.

Para que a criança possa fazer a diferença entre menino e menina. Desta forma apropriando se da sua identidade sexual e que tenha valores de igualdade e respeito entre pessoas de sexos diferentes.

11. - Explique de que forma o professor pode oferecer oportunidade de interação a seus alunos.

Com situações de diálogos nas brincadeiras e jogos na cooperação, na participação da criação de regras e criando oportunidade de expressão de suas opiniões.

12. - Num contexto educativo como jogos e brincadeiras contribuem para uma melhor aprendizagem.

Através dos jogos e das brincadeiras a criança passa ter prazer em aprender e ver o universo do conhecimento de forma agradável e interessante tendo assim um aproveitamento muito melhor na sua formação intelectual e de caráter.

13. - Por que é primordial que a criança aprenda a ter cuidado com o seu corpo?

Para que a criança aprenda a ter respeito e hábito de higiene, cuidados e conservação de seu corpo.

14. - Que conceitos devem existir para que haja qualidade na interação entre adultos e crianças?

Confiança, segurança, afetividade, incentivo, elogios e limites.

15. -Que importância é dada a arte?

A importância devida à função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde o inicio da civilização.

16. -Quais componentes do processo artístico?

Autores, produtos, comunicação e público.

17. - Qual objetivo educacional a ser alcançado em arte na escola?

Aperfeiçoamento de saberes, fazer e o pensar artístico e estético e da historia do mesmo.

18. -Que tipo de recurso usa as práticas educativas que visam garantir apenas ordem e harmonia?

Longos momentos de espera em fila ou sentadas, restrições posturais e realizações de práticas sistematizadas.

19. -O que significa movimento para acriança?

Tem um significado muito importante porque é através do movimento que a criança se expressa e se comunica e interage.

20. - O que revela a cultura corporal de cada grupo social?

Jogos, brincadeiras, danças e as práticas esportivas

21. - Quais as concepções de ensino são questionadas na ampliação dos estudos do desenvolvimento infantil?

A repetição, a memorização e associação.

22. - Como é caracterizado concreto e abstrato?

O concreto é definido com o manipulável e o abstrato com as representações formais.

23. -Que atividade é considerada fundamental na construção do conhecimento?

A classificação e a seriação e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

24. - De que forma se configurou a educação infantil?

Como espaço natural do jogo e da brincadeira.

25. - Quais as idéias e práticas correntes na educação da matemática?

Repetição, memorização, associação, conceito do concreto e abstrato, atividades pré-numéricas, jogos e aprendizagem de noções matemáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário