sábado, 15 de agosto de 2009

NEI CORA CORALINA

DIRETORA: Maria Raimunda Sousa dos Reis
COORDENADORA: Ana Lúcia Macêdo
PROFESSORAS: Doralice da Silva Lima Neta
Gonçalvina Silva de Oliveira
Josélia Oliveira Lima
Luzinete Rodrigues da Silva
Neusa Silva Sousa
Valdelice dos Santos Santana
1° RECITAL
TEMA:
PROJETO DE LEITURA DA CARAVANA MONTEIRO LOBATO
SUBTEMA: SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO
TURMA: Maternal, Jardim I, Jardim II e Primeiro Ano do 1º Ciclo









MARABÁ – 2009

INTRODUÇÃO

Monteiro Lobato foi verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho e da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída.

JUSTIFICATIVA

Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer a história do sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, e muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mãos de livros que simbolizam nossa própria identidade. O Sítio do Pica Pau Amarelo foi uma maneira que nós professores encontramos do NEI Cora Coralina encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.


PROBLEMÁTICA

Nossos alunos gostam muito de histórias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, as quatro coisas: História, desenhos, leitura e escrita. O desenho do Sítio do Pica Pau Amarelo é um recurso que usaremos para estimular ainda mais esse gosto das crianças, suas histórias, afloram ainda mais a criatividades das crianças.

OBJETIVO GERAL

Formar leitores a partir dos textos, assegurando que todos tenham oportunidades de se apropriar da leitura e da escrita, ferramentas essenciais de progresso cognitivo e de crescimento pessoal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer a história do escritor Monteiro Lobato;
• Criar nos alunos o hábito de leitura através do contato com as histórias;
• Despertar um ambiente prazeroso pela a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
• Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
• Identificar os personagens principais do Sítio do Pica Pau Amarelo (vovó Dona Benta, tia Anastácia, Narizinho, Pedrinho, Boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Rabicó e Saci-Pererê);
• Valorizar a família como um todo, como forma de socialização e harmonia familiar;
• Desenvolver a criatividade, interesse e atenção por músicas, leituras, histórias e escrita;
• Desenvolver a coordenação motora grossa e fina.


DESENVOLVIMENTO

• 1º Apresentação do autor Monteiro lobato;
o Biografia;
o Quebra cabeça;
o Músicas;
o Confeccionar o livrinho de história do sítio

• 2º Apresentação dos principais personagens e suas características;
o Filmes;
o Cartazes;
o Dobraduras;
o Confecção de bonecos;
o Culinária;
o Confecção de um livro gigante;
o Produção coletiva;
o Lembrancinhas (feita com pirulito colorido, com o rosto da boneca Emília)

CULMINÂNCIA

1º As Professoras se caracterizarão de, D. Benta e Tia Nastácia e contarão a história do Sítio do Pica-Pau Amarelo criada pelos alunos do jardim II e do 1º ano do 1º ciclo para todas as turmas. Ao final receberão os bolinhos de chuva da Tia Nastácia. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Será recebido com música, tema desta obra.

2º Na rua com tendas para exposição dos trabalhos. Filmes, danças, músicas e comidas típicas caipiras, cada funcionário ficará responsável pelas vendas (comidas e lanches para a comunidade escolar e comunidade geral).
CONTEÚDOS INTEGRADOS

Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
Natureza e sociedade: Alimentos e animais.

AVALIAÇÃO

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desenvolvimento de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento da avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do bimestre através do portfólio.

CONOGRAMA



ABRIL - Abertura do PROLER na comunidade
- Atividades em sala de aula
- Visita na casa da cultura
- Biblioteca municipal

MAIO - Continuação das atividades em sala de sala (pinturas, colagem etc.)
- Contação de histórias
- Filmes

JUNHO




JUNHO - Culminância do projeto: Apresentação teatral
- Danças, comidas típicas
- Caracterização dos alunos: Emília (meninas) e Visconde (meninos)

- Lembrancinhas com o rosto da Emília (feitos de pirulitos coloridos)
- Participação da comunidade
- Arraia do Sítio do Pica-Pau Amarelo
- Exposição dos trabalhos
- Vendas de comidas típicas caipira
- Caracterização dos funcionários (caipira)

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